Indicação nº 121 de 2018
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2018
Número
121
Data de Apresentação
24/07/2018
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
A POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA RURAL, DE MODO A ESTABELECER UMA PROXIMIDADE MAIOR NO ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS DAS COMUNIDADES RURAIS, AMPLIANDO O ACESSO AO ATENDIMENTO À ATENÇÃO BÁSICA, E AINDA ABRINDO A OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO DOS PRÓPRIOS MORADORES DESSAS LOCALIDADES NAS FUNÇÕES DE AGENTE DE SAÚDE.
A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) VISA À REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA, DE ACORDO COM OS PRECEITOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, E É TIDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E GESTORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS COMO ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO, QUALIFICAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA POR FAVORECER UMA REORIENTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO COM MAIOR POTENCIAL DE APROFUNDAR OS PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO BÁSICA, DE AMPLIAR A RESOLUTIVIDADE E IMPACTO NA SITUAÇÃO DE SAÚDE DAS PESSOAS E COLETIVIDADES, ALÉM DE PROPICIAR UMA IMPORTANTE RELAÇÃO CUSTO- EFETIVIDADE.
JUSTIFICA-SE ESTA PROPOSTA PELA EXISTÊNCIA NO MUNICÍPIO DE UM MÉDICO CLÍNICO -GERAL E UMA ENFERMEIRA PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO ÀS COMUNIDADES RURAIS. GOSTARIA, PORTANTO, QUE V. EXA. AVALIASSE A POSSIBILIDADE DE ESTUDAR ESTA PROPOSTA, TENDO EM VISTA QUE A CRIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DA FAMÍLIA A FIM DE ATENDER À POPULAÇÃO RURAL VIABILIZARIA A DESTINAÇÃO DE MAIS RECURSOS PARA O MUNICÍPIO VIA MINISTÉRIO DA SAÚDE, ALÉM DOS BENEFÍCIOS JÁ MENCIONADOS.
Indexação
Observação